Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

FILME | LOLITA



Título Original: Lolita
Gênero: Drama; Romance
Direção: Stanley Kubrick (versão de 62)
Adrian Lyne (versão de 97)
País de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (versão de 62)
Estados Unidos da América (versão de 97)
162 minutos (versão de 62)
130 minutos (versão de 97)


Sinopse (versão 1962)James Mason interpreta o professor Humbert Humbert, que aluga um quarto na casa de Charlotte (Shelley Winters), mãe de Lolita (Sue Lyon), de 15 anos. A senhora logo se apaixona pelo professor, mas ele só tem olhos para a ninfeta Lolita. Para ficar próximo da menina, Humbert chega a se casar com a mãe dela. Mas Charlotte um dia descobre sobre as intenções do marido; a história toma novo rumo, dando espaço a tragédia e a um romance entre padrasto e enteada. 

Sinopse (versão de 1997)Em 1947, um professor de meia-idade (Jeremy Irons) de origem inglesa vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra e aluga um quarto na casa de uma viúva (Melanie Griffith), mas só realmente decide ficar quando vê a filha (Dominique Swain) dela, uma adolescente de 14 anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de sua paixão, pois a atração que ele sente pela enteada é algo devastador. A jovem, por sua vez, mostra ser bastante madura para a sua idade. Enquanto ela está em um acampamento de férias, sua mãe morre atropelada. Sem empecilhos, seu padrasto viaja com sua enteada e diz a todos que é sua filha, mas na privacidade ela se comporta como amante. Porém, ela tem outros planos, que irão gerar trágicos fatos.


 Conheci Lolita através de umas amigas. Sempre que elas presenciam alguma atividade audaciosa, ousada, em nosso dia a dia, ficavam falando algo do tipo "Vish! Toda Lolita."

 Pedi à elas que me apresentasse a essa tal de Lolita e assim foi feito.

 A Villena, uma das minhas amigas que falam da Lolita, me mandou os link  dos dois filmes (a versão de 1962 - imagem 1 da capa - e a versão de 1997 - imagem 2).
 Assisti as duas versões. Claro! Há algumas diferenças entre eles, não são gritantes mas se você levar em conta o ano de cada uma perceberá que é óbvio terem cenas um pouco diferentes - ou digamos, "mais quentes".
 Bom, ambas as versões começam com um pequeno prólogo. Na de 62, o professor Humbert aparece indo atrás de um cara, Clare Quilty, para matá-lo - no decorrer da história vai entender o por quê. Na versão de 97, o professor aparece dirigindo um carro, aparentemente transtornado. Ele está sujo de sangue, tem uma arma que também está suja de sangue e em certo momento ele começa a ser perseguido pela polícia.

Vamos para a história.

 Quando o professor Humbert vai conhecer a casa da mãe de Lolita, Charlotte Haze, fica meio indeciso, acha muito bagunçada.
 Haze, que logo se apaixona pelo professor, percebe que ele não ficou afim e logo contorna a situação quando mostra a parte de trás da casa - uma especie de área verde, jardim, enfim - é nessa hora que Humbert ver pela primeira vez a bela, ousada, audaciosa e muito inteligente, Dolores Haze, vulgo Lolita.
 A parti desse encontro, um sentimento forte, devastador, aflora dentro do professor e isso faz ele aceitar a estádia e de quebra ainda casa com a chata da mãe de Lolita - só pra ficar mais perto de sua amada.
 Quando Charlotte descobre as verdadeiras intenções do marido, uma tragédia acontece abrindo caminho para um "romance entre padrasto e enteada"


Obs.:  a idade de Lolita muda de uma versão para outra, mas a diferença é de um ano.


Trailer

Lolita(1962)


Lolita (1997)








E ai, já assistiram?? Gostaram??

Clique AQUI e conheça Orelha de Livro, para quem ama ler ♥

Até a próxima, 
Suh.

6 comentários:

  1. Eu nunca assisti os filmes nem li os livros e confesso que tenho certo preconceito ou medo de ler. Todo mundo tem opiniões tão divergentes sobre Lolita que não sei bem em quem acreditar, kkk.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite em você. Leia e tire suas próprias opiniões. Sei que deve ser difícil pra muita gente por conta do enredo, mas não é um filme horroroso que mostra cenas de uma menos de idade - com seus 14 ou 15 anos - se relacionando - sexualmente - com uma cara - com seus 40 anos eu acho. Claro, algumas cenas da versão de 97 dá o entender, mas não é algo intragável. Esse filme mostra que Lolita não é uma criança inocente como muitos pensam.
      Assista o filme e depois me fale se gostou ou não ;)

      Beijos!!

      Excluir
  2. Estou lhe indicando para o desafio de férias,
    dá uma olhada lá no blog.

    beijos ♥
    http://pausaparaum-livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olharei sim, obrigada pela indicação *-*

      Beijos!!

      Excluir
  3. Sempre que vou à livraria procuro por este livro. Não curto muito erótico incesto, porém, pelos comentários positivos que vejo que pareceu muito convidativo. O motivo de eu querer lê-lo.
    Não sabia que tinha filme, vou procurar na internet para assistir.
    Sucesso!

    sessentaenovecontossecretos.blogspot.com
    [+++++18]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li o livro ainda, mas os filmes são bem tranquilos. O que mais gosto é que certas cenas não são mostradas, dai vc tem que usar a imaginação para visualizar. E vamos combinar que a imaginação é foda kkkkkkkkkk

      Excluir

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...