Páginas

segunda-feira, 6 de maio de 2013

RESENHA | MARÍLIA DE DIRCEU E CARTAS CHILENAS



Autor: Tomás Antônio Gonzaga
Editora: Ática
Gênero: Poesia; Romance
Ano: 2010
Páginas: 183


Esta coletânea reúne os melhores trechos da obra poética de Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810). Escrita sob o signo da dor causada pela separação da amada, Marília de Dirceu revela ao leitor um universo lírico e sentimental repleto de paisagens e temas bucólicos. Já as Cartas chilenas criticam, em tom de sátira, a corrupção e o despotismo dos governantes.

Fiz muita hora para ler este livro. Ele foi meu paradidático no primeiro ano, agora curso o terceiro ;) , mesmo assim nunca me interessei em lê-lo.
Decidi criar vergonha na cara e ler logo. Resultado? Não me arrependi (ainda bem). 

Primeiramente o livro conta quem é Tomás Antônio Gonzaga, desde seu nascimento na cidade do Porto, em Portugal, sua vinda para o Brasil, seus feitos aqui, sua suposta participação na Inconfidência Mineira e o nascimento de sua poesia.

Logo depois, tem uma coletânea de liras, a grande maioria destinadas à sua amada Marília de Dirceu, aquela que sempre ficou em seu coração, mesmo o destino não querendo os dois juntos.

Depois, podemos ler as Cartas Chilenas, só algumas estão nessa obra, onde de forma satírica, Gonzaga denuncia o governo de Cunha Menezes, governador de Vila Rica.

Obs.: no século XVIII, o Brasil estava sob o domínio de Portugal. Como vocês já devem ter estudado, o Brasil era dividido em capitanias e cada uma tinha um responsável. Em vila Rica, a capitania que era o centro de negociações do ouro e do diamante extraídos das redondezas, tinha como responsável o Governador Luíz da Cunha Menezes. Ele era super autoritário, decretava medidas ilegais, vendia cargos e títulos, enfim.. As Cartas Chilenas denunciavam justamente isso, o péssimo governo de Cunha Menezes.

Na sátira há presença de pseudônimos. Tomás não podia se identificar, nem muito menos deixar tão amostra sob de quem ele escrevia, por proteção.
Vale a pena ler o livro, é bem interessante, diferente das obras que a galera costuma ler. É história pura!!!


Já conhecem o Orelha de Livro? Não? Clica Aqui!!!

Até a próxima,
Suh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...